Faça você mesmo (DIY): Como colocar a sua personalidade no casamento

lembrancinhas

Faça você mesmo (DIY): Como colocar a sua personalidade no casamento

O casamento é um momento único e especial para duas pessoas que se amam. E cada detalhe faz toda a diferença, não é mesmo? Seja uma música que lembre um momento a dois ou um elemento da decoração que faz parte da história do casal, a chance de compartilhar um pouco a personalidade do casal é na hora do sim.

Uma boa maneira de deixar tudo como sempre sonhou é escolher alguns itens da festa para os noivos e até a família fazer. A técnica conhecida como “Do It Yourself” (DIY ou “faça você mesmo”, em tradução livre) tem se tornando comum nos casamentos. Além de ajudar na economia, passa a ser um momento de união entre o casal nos preparativos.

Preparamos algumas dicas de como personalizar a sua festa de casamento. Confira!

Saiba as vantagens do casamento DIY

O principal benefício de investir no DIY é conseguir elementos de decoração bem personalizados e repletos de significado. É a oportunidade de colocar em cada parte da festa algo que fez parte da história dos noivos. Por exemplo, se o casamento for em uma fazenda, pode-se aproveitar os móveis da casa para compor a decoração da cerimônia.

Além disso, toda a família pode ajudar, o que transforma a tensão dos preparativos em um momento repleto de carinho. Se a sua tia tem talentos para fazer doces, por que não convidá-la para fazer a lembrancinha entregue para os convidados?

Também é mais uma oportunidade para estreitar os laços entre os noivos. Quando se planeja um casamento, o tempo parece que passa bem mais rápido e acaba ficando raro os encontros a dois. Optar por fazer os arranjos juntos, pode ser uma chance de apreciar a companhia do outro de forma relaxante.

A possibilidade de economizar também é um dos benefícios de investir no DIY, pois pode-se evitar a contratação de um serviço terceirizado. Contudo, é importante ter alguns cuidados. Dependendo do material escolhido para a decoração, por exemplo, o preço pode ser maior.

Uma boa dica é compartilhar com o cerimonial quais itens serão realizados por conta própria. A equipe pode dar sugestões e até mesmo ajudar encontrar um destino para alguns enfeites, caso o casal não queira guardar.

Veja os preparativos que podem ser feitos pelo casal

Se você não abre mão de deixar a festa com o estilo que mais combina com sua história de amor, saiba que alguns elementos podem ser personalizados e são simples de executar.

A decoração é um deles, principalmente, se o casamento for ao ar livre. Você pode aproveitar as árvores para fazer um varal de fotos ou para pendurar as mensagens que os convidados deixam para os noivos.

Os arranjos de mesas também são itens da decoração que podem ser customizados. Usar potes de vidros e decorá-los para colocar as flores ou até mesmo tingí-los com a paleta de cores da decoração dão um toque diferente sem perder a elegância.

A papelaria, como convite e as placas de sinalização, são elementos que podem ser feitos pelos próprios noivos. Existem programas de edição gratuitos e as gráficas rápidas fazem um bom trabalho de impressão.

Outro elemento importante são as lembrancinhas. São muitas opções simples, como um doce no pote ou até mesmo uma maçã do amor, que podem dar ainda mais charme para a cerimônia e fazer com que os convidados percebam o carinho dos noivos.

Gostou das dicas de inspirações para um casamento DIY? Então, siga nosso perfil no Instagram e não perca mais nenhuma tendência!

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.