Madrinhas com a mesma cor de vestido ou mesma paleta de cores: onde surgiu essa ideia?

zNa8XZ7A

Madrinhas com a mesma cor de vestido ou mesma paleta de cores: onde surgiu essa ideia?

Se você ama assistir comédias românticas, certamente já viu as madrinhas usando a mesma cor e o mesmo modelo de vestido nos casamentos. A ideia realmente dá um efeito lindo para as fotos com os noivos e já se popularizou no Brasil.

Mas, onde surgiu essa moda? Vale mesmo a pena fazer essa exigência para suas amigas? Vamos responder todas essas dúvidas no post de hoje. Continue a leitura!

De onde veio a idéia de vestidos da mesma cor?

Embora seja tradição nos Estados Unidos, a ideia de usar vestidos da mesma cor e modelo vem da idade média. Isso mesmo! Naquela época, casamento era um negócio valioso e o sequestro das noivas era algo comum. Para confundir os ladrões e até mesmo afastar os maus espíritos durante a cerimônia, as madrinhas usavam o vestido igual ao da noiva.

Ainda bem que o mundo mudou, não é mesmo? Hoje, as madrinhas são amigas queridas com as quais as noivas querem dividir um momento especial. Mas, a tradição de padronizar os vestidos das madrinhas retornou e pode dar mais estilo a cerimônia, além de complementar a decoração.

Vale a pena fazer esse pedido para as madrinhas?

Não há nada demais orientar sobre a cor do vestido e o modelo para as madrinhas. Contudo, é preciso lembrar que cada uma tem um biotipo diferente e o vestido que pode ficar maravilhoso em uma, corre o risco de não ficar bem no corpo de outra.

A questão da cor também segue a mesma lógica: os tons de pele são diferentes e, dependendo da escolha, algumas madrinhas podem sair em desvantagem. O fato de limitar o modelo do vestido também pode pesar no orçamento das suas amigas, que precisam alugar ou mesmo comprar a peça para se encaixar no estilo definido.

Por isso, se está pensando em padronizar os vestidos das madrinhas, tenha em mente essas questões e decida algo que deixe todas confortáveis. Além disso, passe orientações claras e esteja disposta a ajudá-las na missão de encontrar a peça perfeita.

É melhor uma cor única ou a mesma paleta de cores?

Isso varia de acordo com o que a noiva sonha para o dia do casamento. Escolher apenas uma cor cria unidade, mas não uniformiza as madrinhas. Assim, elas podem optar por modelos e tecidos diferentes, o que dará mais liberdade e trará tons variados. Nesse caso, envie a referência da cor e cumprimento.

Agora, se você deseja que as cores e os modelos sejam todos iguais, o ideal é arcar com os custos dos vestidos das madrinhas. Compre o tecido e peça para uma costureira fazer os vestidos. Dará mais trabalho e o gasto será maior, mas todas ficaram com o mesmo modelo e no padrão desejado.

Para as noivas que não querem limitar muito as madrinhas, a dica é definir uma paleta de cores, como vestidos em tons pastéis ou que remetam a uma estação do ano, como o outono. Fica mais colorido, mas ainda assim traz um efeito interessante para a cerimônia e as fotos.

Claro, você também não precisa seguir essa tendência. Pode deixar todas as madrinhas livres para escolher a cor e o modelo do vestido. Ainda assim, é bom orientar sobre o estilo do casamento e comprimento da roupa para não destoar muito da cerimônia.

Enfim, o mais importante é manter o diálogo com as madrinhas para que tudo aconteça conforme você sonhou.

Gostou das nossas dicas? Então, veja mais inspirações para o seu grande dia no nosso Instagram!

 

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.