Qual flor escolher para o seu casamento

impecavel

Qual flor escolher para o seu casamento

Seja no arco do altar, nas mesas, na entrada e no buquê… Se tem algo que chama a atenção nas festas de casamento são as flores. Elas dão todo o toque de sofisticação na cerimônia, além de serem itens importantes para compor a decoração.

Seja um estilo clássico ou mais irreverente: as flores não podem faltar. Mas, como escolher as que mais combinam com a cerimônia? Continue a leitura deste post e veja algumas dicas!

Paleta de cores

Todos os casamentos seguem uma paleta de cores para fazer a decoração. É interessante, pois traz mais harmonia e personalidade para a cerimônia. Logo, uma boa dica é escolher as flores de acordo com as cores dos outros itens decorativos.

Os arranjos florais podem ser o ponto de cor mais atrativo da festa, se a noiva escolher uma cor forte, como marsala, amarelo ou laranja. É legal também usar flores de cores diferentes, para dar mais contraste e alegria aos arranjos.

Estilo da festa

Outro aspecto a ser considerado na hora de definir as flores é o estilo da festa. Se o casal for mais clássico e romântico, pode optar por flores mais claras e tradicionais, como rosas brancas.

Já se os noivos forem mais modernos, flores mais coloridas e com tamanhos diferentes pode trazer mais irreverência ao casamento. Uma boa dica e que está se tornando tendência é misturar flores com frutas. Laranjas, uvas, maçãs, limões… O ideal é soltar a imaginação!

Arranjos mais desconstruídos e que mesclam folhagens também estão na moda e dão um ar mais jovial para a decoração, mesclando o simples sem deixar a sofisticação de lado.

Estação do ano

De nada adianta escolher as flores e elas não estarem lindas no casamento, não é mesmo? Então, é interessante conversar com o cerimonial e os fornecedores para saber se a sua espécie favorita está disponível para a data de casamento.

Cada estação do ano tem flores que se destacam. Veja:

  • Primavera: Boca-de-leão, Camélia, Copo-de-leite, Girassol, Margaridas.
  • Verão: cravos, Calla, Gérbera, Hortênsia e Lírios.
  • Outono: Angélica, Crisântemo, Gérbera, Papoula, Tango, Tulipa.
  • Inverno: Anêmona, Frésia, Peônias.
  • Durante o ano todo: Astromélia, Gypsophila, Lisianto, Orquídeas e Rosas.

Além disso, se optar por flores da estação, as chances de pagar menos são maiores. Uma boa ideia também é escolher flores plantadas ao invés de flores de corte, pois pode-se aproveitar o vaso para a decoração. Suculentas, por exemplo, ficam adoráveis na mesa de doces e até mesmo como lembranças para os convidados.

Local da cerimônia

Por fim, o lugar do casamento é fundamental para a escolha dos arranjos e da decoração. Um casamento ao ar livre, por exemplo, como se aproveita muito dos elementos da natureza, as flores podem ser em menor quantidade. Em contrapartida, devem ser resistentes a luz solar para não murcharem rápido.

Já as cerimônias que acontecem a noite e em salões fechados, pode-se usar flores mais exuberantes e até combinar com velas, criando um ambiente mais intimista. Outra dica é mesclar arranjos suspensos e com muitas flores a um conjunto mais singelo de flores.

Viu como é importante pesquisar e saber um pouco mais sobre as flores? Elas podem ser o diferencial da sua festa. Converse com o cerimonial e peça indicações de floriculturas, pois eles entenderão perfeitamente a sua necessidade.

Quer receber mais dicas sobre os detalhes de organizar um casamento? Então, siga o nosso Instagram para não perder a novidades!

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.