5 dicas para escolher o buffet do casamento

5 dicas para escolher o buffet do casamento

A comida servida é, muitas vezes, um dos pontos altos de uma festa. Por isso, quem está noiva deve saber como escolher o buffet do casamento com todo o cuidado para evitar um serviço de baixa qualidade e, consequentemente, comentários negativos sobre o seu grande dia.

Apesar de parecer uma tarefa de grande responsabilidade, basta seguir alguns passos e você terá condições de selecionar o melhor buffet sem medo de errar nessa escolha. Se quiser saber como, leia as dicas que reunimos abaixo:

1. Elabore a lista de convidados

O primeiro passo da organização de um casamento deve ser definir a lista de convidados, porque a quantidade de pessoas vai determinar o porte de sua festa e dar indicações sobre o quanto você deve investir em toda a produção.

No caso do buffet, saber a quantidade de convidados é importante para solicitar orçamentos mais precisos, já que assim é possível ter uma noção de número de mesas, garçons, bebidas, etc.

2. Estabeleça um orçamento

Ainda quando estiver iniciando a organização do casamento, é importante estabelecer um orçamento para guiar suas despesas com a festa. Nele, inclua os principais custos e pense numa média de gastos para cada um deles. Dessa forma, você evita extrapolar seus limites ou esquecer de algum elemento importante.

Tratando-se do buffet, tenha em mente que ele representa uma das maiores despesas do casamento. Portanto, faça uma pesquisa da média dos preços e tente escolher o fornecedor que melhor se adapta às suas possibilidades.

Se seu orçamento estiver apertado, não se desespere, pois você ainda pode ter uma festa dos sonhos! Nesse caso, considere fazer um brinde com champanhe e servir bolo para seus convidados. É uma excelente forma de comemorar sem passar em branco.

3. Peça recomendações

Uma saída para quem busca um buffet de confiança é contratar uma empresa com boas recomendações. Se você não contar com uma assessoria para dar orientações nesse sentido, peça indicações a amigos e familiares que já contrataram o serviço. Em último caso, busque recomendações em sites especializados.

4. Adapte o cardápio à sua festa

O horário e o estilo do casamento são elementos importantes na hora de bater o martelo sobre o cardápio que será servido. Você não pode, por exemplo, servir um café colonial ou um churrasco em uma festa noturna e tradicional, assim como não se deve oferecer um jantar durante o dia.

Sabendo disso, fique atenta a essas particularidades de sua ocasião e tente negociar modificações no cardápio, buscando servir os pratos mais apropriados diante de seus gostos, necessidades e possibilidades.

5. Faça degustações

Mesmo com as melhores recomendações, é fundamental avaliar a qualidade dos serviços prestados antes de fechar negócio com uma empresa. Então, marque degustações em todos os buffets que você pensa em contratar. Avalie o sabor e tire suas dúvidas sobre o cardápio e o modo de trabalho dos garçons no dia da festa.

Tem mais alguma dica para quem precisa escolher o buffet do casamento? Compartilhe com a gente comentando em nosso post!

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.