Paleta de cores de casamento: saiba como escolher

Paleta de cores de casamento: saiba como escolher

A paleta de cores de casamento é um dos primeiros aspectos definidos durante a organização. Isso acontece porque os tons escolhidos pela noiva precisam combinar com outras questões importantes da cerimônia, como decoração, convites e buquê.

Cada cor também transmite mensagens e sentimentos nesse momento tão importante. No artigo de hoje, vamos mostrar uma série de dicas para você escolher o que mais combina com o seu grande dia. Acompanhe:

Decida a partir da personalidade dos noivos

É muito importante levar em consideração o estilo do casal antes de optar por algum tom. Caso a personalidade dos noivos seja descontraída, uma decoração sóbria não se encaixa; o ambiente precisa combinar com a história do relacionamento e ser visualmente alegre.

Pense também que sua cor preferida pode não combinar com itens decorativos. Por isso, vá além do que você enxerga na paleta e busque referências em outros casamentos.

É importante começar os preparativos escolhendo pelo menos uma cor. Rosa, azul, laranja e verde são ótimas opções, já que possuem diversas variações de tons e rendem inúmeras possibilidades.

Pense no conjunto da decoração

Normalmente são escolhidas duas ou três cores centrais. Antes de tudo, imagine como você deseja todo o espaço com a decoração final. Considere a iluminação como um fator decisivo. Um foco colorido em flores amarelas, por exemplo, pode transformar completamente o cenário.

Um bom cerimonial deve manter contato com a equipe responsável pela luz e supervisionar a programação do local. Não é comum escolher tudo combinando, mas mantenha as cores em equilíbrio para evitar sobrecargas visuais.

Em arranjos de mesas, você pode optar por cores complementares, que costumam ser unanimidade entre as noivas e combinam com o estilo romântico.

Veja alguns exemplos:

  • Laranja e azul;
  • Verde e vermelho;
  • Amarelo e violeta.

Combine com o local e o horário da cerimônia

A paleta cromática precisar estar de acordo com o ambiente e o horário do evento. Existem várias maneiras de mesclar os tons sem riscos de errar. Avalie se o espaço é ao ar livre, tradicional, fechado ou moderno. Faça uma visita-teste com flores nas cores que deseja usar e analise se combina.

O horário também influencia bastante na decisão, já que muitos tons funcionam de acordo com a luz natural. Casamentos durante o dia combinam com decoração alegre e vibrante, por exemplo.

Variações de uma mesma cor, como rosa, azul, amarelo e laranja, são indicadas para espaços abertos. Em festas noturnas, busque opções clássicas como marfim, azul-marinho e combinações neutras de cinza, marrom e preto.

Pesquise antecipadamente sobre as estações do ano

A data do evento também pode ajudar você a escolher o estilo da cerimônia. Durante os preparativos, realize pesquisas sobre as principais tendências para cada estação do ano. Algumas regras nunca perdem força, apenas ganham variações de acordo com a moda.

Habitualmente, os tons mais quentes são usados na primavera e no verão. Já as opções mais gélidas se destacam no outono e inverno. Tudo deve ser complementado com opções neutras. Procure limitar suas possibilidades para não se perder na mistura de cores.

Considere o significado e a mensagem das cores

Cada tonalidade traz um significado e pode até influenciar no humor de seus convidados. Quando olhamos para uma determinada cor por muito tempo, nosso inconsciente desenvolve sentimentos.

Se você deseja um clima alegre durante a festa, escolha uma paleta que traga boas sensações visuais. Muitas noivas preferem tons de vermelho por representar energia, paixão e amor, por exemplo.

Agora que você já sabe como escolher a paleta de cores de casamento, converse com seu noivo e defina o que mais combina com o relacionamento. Assim ficará mais fácil seguir com os preparativos e imaginar o resultado final.

Gostou das informações deste artigo? Então siga nossa página no Facebook e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.