Afinal, qual é a idade ideal para casar?

Afinal, qual é a idade ideal para casar?

Quando estamos apaixonados, chega um momento em que nos perguntamos: será que chegou a hora? Estou com a idade ideal para casar?

O senso comum poderia responder: “Ainda é muito cedo”; ou, “Essa é a idade ideal”; ou ainda, “Agora já é tarde”. Mas será que essas opiniões estão corretas? 

Se você está pensando em se casar e ainda tem alguma dúvida sobre qual é a idade certa para isso, continue lendo esse post. Vamos apresentar aqui alguns pontos de vista que vão te ajudar.

A idade ideal para casar segundo a ciência

A maior parte dos estudos sobre o assunto foi feita pelas áreas da sociologia e psicologia. Sob esse ponto de vista, adolescentes não estariam prontos para o matrimônio.

Dentre as pesquisas, algumas sugerem a faixa entre os 20 e 30 anos como a idade certa para casar. Esses estudos apontam a maturidade psicológica e emocional como um dos fatores para o sucesso do casamento nessa faixa etária. Nesse caso, as pessoas não se deixariam mais levar pelos impulsos antes de assumir tal compromisso.

O sociólogo Nick Wolfinger, da Universidade de Utah (EUA), sugere que os noivos estejam na faixa de 28 a 32 anos. Por um lado, ambos já teriam terminado os estudos e iniciado uma carreira profissional, tendo certa estabilidade financeira. Por outro, ainda seriam jovens demais para desenvolverem “manias” ou terem “bagagens” de relacionamentos anteriores, como filhos e ex-companheiros.

Nossa realidade mostra outra coisa

Nesses estudos sociológicos, o parâmetro de casamento bem-sucedido é aquele que não termina em divórcio, ou ao menos, dura mais de 15 anos. Porém, nos últimos anos, tornou-se uma prática muito comum a união estável sem o registro do casamento. Assim, muitos desses casais viveriam juntos e poderiam encerrar seus relacionamentos sem que fossem “contabilizados”.

Além disso, a realidade brasileira mostra que muitas pessoas por volta dos 30 anos podem ter filhos de um primeiro casamento, mas nem sempre a estabilidade financeira.

De qualquer modo, ao longo dos anos as pessoas mudam e as tais “manias” vão surgir tanto entre casados quanto entre os solteiros.

A idade ideal existe mesmo?

Os estudos existentes não apresentam evidências concretas sobre qual seria a idade ideal para casar. Até porque não é somente este fator que deve ser levado em consideração na decisão de dar um passo a mais no relacionamento e optar por formalizar o casamento.

Problemas de toda ordem vão surgir ao longo da vida a dois, e o que importa é como o casal lida com esses contratempos. Se as duas partes se unem mais e se possuem a consciência de que é apenas um momento que vai passar, o amor e o companheirismo serão sempre mais fortes.

A receita para um casamento feliz é que o casal consiga unir amor e harmonia. Com esses ingredientes, é possível conseguir atingir muitos objetivos juntos: maturidade, estabilidade financeira, a casa dos sonhos e, principalmente, a felicidade. Então, pouco importa que os noivos tenham 20 ou 90 anos. O importante é ser feliz e fazer o outro feliz!

Se você gostou deste post e conhece alguém que também possui as mesmas dúvidas sobre a idade ideal para casar, compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.