Bodas de casamento: vale a pena fazer uma festa para celebrar o momento?

Bodas de casamento: vale a pena fazer uma festa para celebrar o momento?

John Lennon certa vez disse que o amor é como uma planta preciosa: você precisa continuar regando para que ela cresça. Talvez essa seja a grande verdade por trás de todos os casamentos bem sucedidos, o cuidado diário com a relação.

Uma forma interessante de celebrar o amor mesmo depois do sim dito no altar são as bodas de casamento. As mais tradicionais são as bodas de prata, que comemoram o 25º aniversário de união e as bodas de ouro, que simbolizam 50 anos juntos.

Mas não precisa esperar chegar essas grandes datas para festejar o amor, não é mesmo? Então, se o casal quer renovar os votos ou fazer uma confraternização para relembrar o dia do casamento, está tudo bem. Afinal, sempre vale a pena reviver momentos especiais.

O que são bodas de casamento?

É uma tradição bem antiga realizada ao redor do mundo para celebrar a união de um casal. Acredita-se que esse costume surgiu na Alemanha, na Idade Média, quando eram esperados pelos casais receberem mimos de prata (25 anos de casados) e ouro (50 anos de casados).

Com o passar dos anos, diversas culturas foram se apropriando dessa tradição, sempre relacionando cada ano de casado com um elemento da natureza. Quanto mais tempo juntos, mais resistente é esse elemento. Por isso temos a bodas de papel (1 ano), de madeira (5 anos), de zinco (10 anos) e assim por diante.

Quando celebrar a bodas de casamento?

Como já dissemos, cada casal possui uma forma única de seguir essa tradição. Alguns optam pelas datas mais marcantes, como a bodas de prata e ouro. Outros preferem celebrar todos os anos! Há casais que escolhem comemorar a cada cinco anos.

A única regra é aproveitar o aniversário de casamento para criar um momento especial e eternizar a história a dois.

Vale a pena fazer uma festa de bodas de casamento?

Essa resposta, mais uma vez, depende do estilo de cada casal. Há vários estilos de festas para a ocasião e o casal pode encontrar o que mais se adeque a sua personalidade e orçamento.

Uma boa ideia, especialmente para casamentos mais longos, é aproveitar a data para renovar os votos. É uma forma de trazer à memória as promessas feitas anos atrás e reafirmar o compromisso entre os dois. Geralmente, inclui uma benção religiosa e depois uma confraternização, seja almoço ou jantar.

Já se a ideia é realmente fazer uma festa, sem renovação de votos, a imaginação é quem manda. Vocês podem fazer uma confraternização em restaurantes, pousadas ou salões de festa. 

O mais especial de fazer uma festa de bodas é poder envolver toda a família do casal, como filhos e até netos. Eles podem preparar homenagens e até mesmo participar ativamente da cerimônia, como no momento de fazer o brinde.

Mesmo sendo uma festa de bodas, ou seja, um evento voltado para um número menor de convidados, é importante pensar na decoração, nas lembrancinhas, buffet e fornecedores. Para ajudar na organização e deixar tudo mais leve para o casal, é interessante contratar uma assessoria de eventos. Assim, vocês podem curtir cada minuto desse “segundo” casamento sem preocupação.

Viver a vida e compartilhar toda a nossa trajetória ao lado de quem a gente ama é uma dádiva. É por isso que festejar o amor é válido em qualquer ano!

Quer ver mais inspirações para a sua festa, seja de casamento ou de bodas? Então, siga o nosso perfil no Instagram!

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.