Ordem de entrada no casamento: saiba mais sobre o cortejo

Ordem de entrada no casamento: saiba mais sobre o cortejo

Já percebeu que quando você vai a casamentos, sempre existe uma ordem para a entrada dos noivos, familiares e padrinhos? Essa entrada é conhecida como cortejo e é uma das tradições mais seguidas nas cerimônias.

Embora seja um protocolo seguido há anos, não é uma regra absoluta e pode ser mudado. Mas, é aquele ditado: para mudar algo, é preciso saber como isso funciona. Por isso, vamos explicar um pouquinho sobre essa tradição e dar algumas dicas de como modificá-la. 

Como surgiu o cortejo?

Vamos começar com um pouco de história. A ideia de ter uma ordem na entrada do casamento surgiu com a rainha Vitória, em 1840, na sua cerimônia com o príncipe Albert. A sequência estipulada foi a seguinte:

  1. Noivo entra com a mãe ou alguém que a represente. Ele é o primeiro porque na religião cristã o homem simboliza o início da família.
  2. Mãe da noiva ou pai do noivo entram juntos representando a união de duas famílias.
  3. Padrinhos e madrinhas, que são os responsáveis por abençoar os noivos e transmitir boas energias para essa nova fase.
  4. Damas e pajens, carregando as alianças e a Bíblia.
  5. Noiva com o pai ou alguém que o represente.

É importante lembrar que as mulheres sempre entram ao lado esquerdo na cerimônia, exceto a noiva. Quando ela chega no altar, deve cumprimentar o noivo e ir para o lado esquerdo na cerimônia.

Acredite, uma ideia simples de organizar a entrada de todos na cerimônia e com simbolismos revolucionou o casamento na época. E, desde então, não só a realeza britânica, mas todo o mundo aderiu a esse costume, que sofreu poucas variações até hoje.

Como inovar no cortejo?

Apesar de ser uma solenidade, o cortejo não precisa seguir à risca a tradição. Atualmente, já podemos ver adaptações que variam de acordo com as crenças e estilo dos casais. 

Um exemplo, são as noivas que optam por entrar com a mãe e o pai juntos. É uma ideia muito legal para simbolizar o amor entre a família e o respeito por ambos. 

Também há noivas que preferem entrar sozinhas ou até mesmo a inversão de papéis, quando a noiva espera o noivo no altar. Ainda há casais que entram no cortejo juntos, o que transmite a ideia de cumplicidade e companheirismo no início de uma vida a dois.

O posicionamento também pode variar. Por exemplo, se a noiva acha melhor entrar do lado esquerdo, não há problema algum. A tradição existe para facilitar a organização, mas não é uma imposição para o casal. 

No cortejo, uma forma de explorar a criatividade é com as damas e os pajens! Eles podem entrar carregando plaquinhas com frases românticas ou engraçadas, balões, flores ou qualquer outro elemento que represente algo importante para a história do casal.

Como tudo na realização de um casamento, o que manda é a vontade e o sonho dos noivos. Então, ter um cortejo é importante para deixar a cerimônia mais harmônica para todos mas, como será realizado fica de acordo com o gosto de cada casal.Gostou dessas dicas? Então, saiba como deixar a preparação do seu casamento muito mais simples com o suporte de uma assessoria de eventos!

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.