Tendências para festas de casamentos em 2020

Tendências para festas de casamentos em 2020

Está planejando seu casamento para 2020? Então, que tal dar uma olhadinha nas principais tendências para a sua festa? Sabemos que muitas dúvidas podem surgir e que juntar referências é essencial para ter a cerimônia dos sonhos. Por isso, separamos as ideias em alta de 2020 para você se inspirar. Confira!

Eco weddings

Sustentabilidade é a palavra-chave que está norteando a maioria dos casamentos.A conscientização sobre o desperdício e uso de produtos que podem causar impactos negativos no meio ambiente está crescendo entre os noivos, o que é bastante positivo e pode contribuir para mudar o mercado de festas.

Dentre os principais aspectos dos eco weddings, destacamos os seguintes:

  • Convites online ou em papéis semeado, ou seja, que pode ser plantado após o uso;
  • Decorações eco-friendly, que são livres de plásticos ou feitas com material reciclado;
  • Escolha de fornecedores locais e preferência por produtos orgânicos;
  • Casamentos diurnos, para aproveitar ao máximo a luz solar e economizar energia;
  • Buffet mais assertivo, para eliminar o desperdício de alimentos.

Vale a pena considerar essas ideias, não é mesmo?

Paleta azul

A Pantone é uma empresa que dita a cor do ano e, para 2020, o “Classic Blue”, foi o escolhido. Então, será comum ver mais essa cor e variações que combinem com o tom nas decorações.

O azul, na verdade, sempre esteve presente nos casamentos. Afinal, já existe a tradição (bem forte nos Estados Unidos) de ter sempre algo azul no grande dia para representar a pureza no relacionamento e afastar energias negativas. Para quem ama a cor, é uma chance de unir tradição e modernidade na festa!

Um toque mais urbano

Cheios de charme e personalidade, os casamentos urbanos estarão em alta em 2020. A ideia aqui é casar em casarões antigos, restaurantes, museus, hotéis famosos ou históricos, bistrôs e galerias de arte espalhados pela cidade.

O casamento feito na cidade é para grupos menores de pessoas, por isso são mais práticos e modernos. As chances de achar um lugar que combina muito com os noivos é grande, pois o leque de possibilidades é bem amplo.

Um ponto de destaque

Se o minimalismo ainda está em alta, ter pontos de destaque, com algum elemento que chame a atenção dos convidados é uma tendência que vem crescendo justamente porque traz o ar de contraste com o ambiente mais clean.

Duas formas estão sendo muito usadas para “chamar a atenção” dos convidados: os displays gigantes e os letreiros neons. O primeiro elemento pode ser de flores, folhagens e balões. A ideia é posicionar esses displays de forma que os convidados possam passar por baixo e interagir de alguma forma. O segundo elemento traz frases divertidas ou românticas e dá um efeito lindo nas fotos.

Interatividade para os convidados

Pensar em como os convidados irão curtir a festa vai além de um bom serviço do buffet ou uma boa banda/DJ para a pista de dança. A moda agora é trazer outros tipos de serviços, como massagens, cartomantes, mágicos, ilustradores ou qualquer atração que surpreenda e aumente a diversão dos convidados.

Festa desplugada

Já está virando quase uma regra pedir aos convidados que desliguem os celulares durante a festa e a cerimônia. A proposta é que eles vivam o momento e se divirtam com o casal, afinal, tem fotografia e filmagens contratadas e oficiais para o evento.

Caso o casal ache essa medida muito radical, que tal investir em um espaço na festa para os convidados fazerem as próprias fotos, como cabines divertidas ou fotos com Instax, que permite imprimir na hora as imagens? Assim, vocês evitam interferência de celulares, mas garantem as fotos personalizadas que os amigos e familiares tanto gostam.

Micro weddings

Os mini weddings são casamentos feitos para no máximo 100 pessoas, mas a tendência agora é limitar ainda mais a quantidade de convidados. Por isso, surgiu o micro wedding, cerimônias apenas com os amigos mais íntimos e alguns familiares, não passando de 40 pessoas.

O objetivo é criar algo mais personalizado e sofisticado, dando mais qualidade ao tempo com os convidados. Inclusive, será muito comum misturar esse formato de casamento com outro estilo já muito consolidado no mercado, o destination wedding.

Ilhas gastronômicas no estilo self-service

Liberdade para os convidados pegarem suas bebidas e guloseimas quando e quanto quiserem. Essa é a proposta das ilhas gastronômicas espalhadas pela festa. Será comum ver muitos baldes, banheiras, troncos escavados e carrinhos de mão cheios de gelo e com bebidas variadas dentro, como coco verde, garrafas de cerveja ou coquetéis já prontos.

São muitas novidades e oportunidades de fazer uma festa inesquecível, não é mesmo? Mas, vale lembrar, as tendências são apenas para nos guiar, pois o mais importante é que o casamento siga a personalidade e gosto do casal, sem se preocupar se o que foi escolhido está na moda ou não.

Se ainda existe dúvidas de como começar a planejar sua festa, uma assessoria de eventos é o que você precisa para tirar o sonho do papel. Clique aqui para entender mais sobre esse serviço essencial!

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.