Casamento no verão: como organizar uma cerimônia na época mais quente do ano!

Casamento no verão: como organizar uma cerimônia na época mais quente do ano!

Ah, o verão! Época de viajar, curtir a praia, renovar as energias e por que não, se casar? Essa estação do ano não é uma das preferidas pelos noivos, mas pode ser uma ótima opção para os que procuram um casamento ao ar livre. Ou preços melhores com os fornecedores.

E, aproveitando que estamos no verão e para começar 2020 com o pé direito, separamos algumas dicas para quem escolheu esse período do ano para dizer sim. Confira!

Escolha bem o local da cerimônia

O primeiro ponto a se considerar em um casamento no verão é o lugar. Por ter temperaturas mais altas nessa época do ano, conforto e climatização são palavras-chave para uma cerimônia de sucesso.

Se o evento for ao ar livre, por exemplo, opte por horários que não sejam o ápice do calor, como às 17h. Além de ter temperaturas mais amenas, em algumas regiões, dá para ver o pôr do sol durante o sim. Lindo, não é mesmo?

Caso a cerimônia seja em um local fechado, como igreja ou salão de festas, certifique-se que a ventilação do lugar é de qualidade e que trará conforto para vocês e os convidados. Prefira lugares com grandes janelas ou que tenham ar condicionado.

O verão também é uma ótima época para fazer um destination wedding, em especial, na praia. Não só pelo clima, mas é quando a maioria das pessoas estão de férias e querem viajar. Uma ótima ideia para juntar amigos e família em um lugar lindo para um motivo especial.

Dê atenção especial ao buffet

Mais uma vez, o clima é determinante na escolha do buffet. Sirva comidas mais leves e bebidas refrescantes, como cerveja e espumante. Não se esqueça de água, sucos e refrigerantes, já que com o calor, as pessoas costumam beber mais.

Uma boa dica é criar pontos de hidratação na festa, que tal uma ilha com diferentes águas saborizadas? Inclusive, é interessante deixar esse espaço disponível antes mesmo da cerimônia começar, para os convidados já irem consumindo enquanto aguardam o início do evento.

Outra dica bacana é servir doces mais simples, sem muita cobertura de chocolate, que pode derreter com a alta temperatura. Essa ideia também vale para o bolo, um modelo naked pode funcionar melhor para a festa. Considere ainda a ideia de servir o bolo com uma bola de sorvete por cima para dar mais frescor aos convidados.

Cheque a previsão do tempo

Apesar do calor, no verão é comum termos pancadas de chuva e isso pode atrapalhar os planos do casal. Então, sempre fique de olho na previsão do tempo, para definir o melhor momento para a cerimônia.

Ainda assim, a natureza pode nos pregar peças e o tempo mudar de repente. Por isso, tenha um plano B e invista em uma tenda ou em um espaço que possua uma área fechada, caso o casamento seja ao ar livre. Assim, se a chuva cair, dá para realocar os convidados e continuar curtindo a festa!

Opte por uma decoração mais suave

No verão, as flores estão em alta e se você sonha em um casamento com uma decoração floral essa é a época certa. Porém, tenha cuidado com a paleta de cores. O ideal são tons mais suaves para equilibrar com o clima quente. Caso o seu estilo seja mais clássico, a cor branca é perfeita para harmonizar o ambiente.

Gosta de luzes e velas? Não se preocupe! Mesmo os dias sendo mais longos no verão, esses elementos decorativos ainda trazem um charme todo especial. Uma alternativa é usar velas em potes com água para os arranjos de mesa. Fica lindo!

Defina um dress code para os convidados

É muito importante no verão que as pessoas se sintam frescas e confortáveis mesmo em eventos mais formais, como um casamento. Então, é recomendável no convite colocar um dress code para os convidados.

Por exemplo, libere os homens do terno e gravata, mesmo se o casamento for noturno e em local fechado. Eles podem usar apenas um blazer. Para as mulheres, vestidos com tecidos mais fluidos e a não exigência de salto alto combinam bem para a ocasião.

O dress code é ainda mais relevante se o casamento for na praia. É preciso orientar os convidados para essa ocasião tão diferente!

A atenção ao modelo de vestido e traje também vale para os próprios noivos. Escolha os que mais combinem com o estilo de vocês e a estação. Nada de usar algo desconfortável e passar calor no seu próprio casamento. Aliás, a opção de roupa dos noivos é um excelente guia para definir os trajes dos convidados.

Aposte na maquiagem natural

Por fim, a maquiagem da noiva deve realçar a sua beleza mais natural. Aqui vale a mesma orientação para a decoração: cores leves, para dar o ar de frescor.

Outra dica essencial é a qualidade dos produtos. É preciso que a maquiagem dure mais por conta do calor da época. Uma pele bem feita e rímel à prova d’água são imprescindíveis para que a noiva aproveite sem preocupação o seu grande dia!Gostou das nossas dicas para um casamento no verão mas não é sua estação preferida? Então, corre para ler nossas dicas para um casamento no inverno.

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.