Casamento ao ar livre: 6 dicas importantes para você!

Casamento ao ar livre: 6 dicas importantes para você!

Casais mais despojados e descolados têm optado cada vez mais por fazer o casamento ao ar livre. As vantagens? Tem um ar romântico e de simplicidade que faz a gente suspirar, além de ser mais econômico.

Porém, essa escolha deve ser feita após duas considerações importantes: a estação do ano e um plano alternativo. As estações mais frias ou chuvosas devem ser evitadas. Por isso, se chove muito ou o inverno é rigoroso demais na cidade e na época em que vai casar, essa não é uma alternativa recomendada.

É impossível predizer com exatidão o tempo naquela data, já que tudo é planejado com meses de antecedência. Ainda assim, é sempre bom ter uma área coberta em caso de chuva, como um plano B.

Nesse post, você encontrará dicas para preparar o casamento ao ar livre dos seus sonhos. Vamos lá?

1. Escolha o local e o horário adequados

Um casamento ao ar livre pode acontecer no sítio, na praia, no jardim da igreja ou em um clube. Porém, o lugar precisa ser de fácil acesso para os convidados. Evite locais que sejam muito distantes de estradas principais ou da cidade em que vocês moram. E verifique se há a infraestrutura necessária: área coberta, banheiros, estacionamento, etc.

Outra vantagem dessa escolha ao ar livre é aproveitar melhor a luz natural e a paisagem. Evite, no entanto, que a cerimônia seja no intervalo das 11h às 14h, período do dia com sol mais forte. Pense no conforto de todos os envolvidos, evitando escolher um horário cedo ou tarde demais.

2. Dê um ar de fantasia com a iluminação

Casamentos ao ar livre costumam ter cerimônia e festa durante o dia para utilizar ao máximo a iluminação natural. Mas alguns noivos optam por fazer a festa à noite ou estendê-la até depois do entardecer.

Se este for o seu caso, realize a cerimônia no fim da tarde para aproveitar o pôr do sol e fazer belas fotos. Para dar um toque de aconchego, a iluminação pode ser feita com pequenas lanternas decoradas ou velas.

3. Use uma decoração despretensiosa

Em um cenário naturalmente lindo não é preciso investir muito na decoração. Mas, para proteger seus convidados do sol forte ou de chuvas, uma opção é montar uma tenda de tecidos ou gazebos que podem ser decorados com fitas.

A luz do dia pede cores naturais em tons variados e até vibrantes. Assim, as flores e os tecidos devem seguir essa paleta de cores. Dê preferência às flores campestres e faça arranjos simples com garrafinhas. Use fitas e laços para marcar o corredor na cerimônia. Escolha flores campestres e delicadas para dar charme ao seu buquê.

4. Inspire o cardápio no ambiente

Se a cerimônia for durante a manhã, opte por um almoço e coquetel durante a tarde. Se for ao entardecer, prefira um coquetel e uma mesa de risotos ou massas.

Monte um cardápio com pratos que remetam ao ambiente em que será a festa (praia ou campo) e não esqueça de harmonizar as bebidas com as comidinhas. Os bolos decorados com pasta americana e os naked cakes são os mais indicados.

5. Escolha trajes mais simples

O clima é mais informal em uma celebração ao ar livre. Então, opte por vestidos mais despojados de tecidos mais leves para você e as madrinhas. Abuse de rendas e tules. Já os saltos altos e finos não combinam com o ar rústico ou vintage desse tipo de casamento.

O noivo e os padrinhos podem usar ternos claros de linho ou algodão e dispensar as gravatas (ou até mesmo optar por gravatas-borboleta).

6. Ofereça mimos indispensáveis

Se o dia estiver mais quente, que tal dispor leques nas mesas e águas com sabor de frutas ou de ervas? Se o local tiver mosquitos, é bom acrescentar um repelente no kit de banheiro da festa. Potinhos de compotas de frutas ou geleias são perfeitos para os convidados levarem de recordação.

Gostou da ideia, mas acha muito complicado organizar uma festa assim? São muitos detalhes, mas, neste caso, a melhor opção é considerar a contratação de uma cerimonialista para organizar o casamento ao ar livre dos seus sonhos. Quer mais dicas? Siga nossos conteúdos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.