Aprenda como escolher o fotógrafo de casamento ideal

Aprenda como escolher o fotógrafo de casamento ideal

Estar cercada de bons profissionais durante seu grande dia é uma tranquilidade essencial. Por isso, uma das principais dúvidas das noivas é como escolher o fotógrafo de casamento ideal. O álbum de fotos será uma das melhores recordações da festa e precisa expressar com qualidade toda a emoção do momento. 

Caso o processo de pesquisa não seja realizado de maneira correta, você pode ficar com imagens mal enquadradas, embaçadas e sem registros dos convidados mais importantes. Para evitar que situações assim aconteçam é necessário ter atenção especial com o estilo artístico e o comportamento do profissional. 

Quer aprender como acertar na escolha do fotógrafo ideal? Vamos mostrar neste artigo uma série de dicas para garantir recordações impecáveis. Acompanhe: 

Pesquise os profissionais e diferentes estilos   

Com tantas tarefas para realizar antes da cerimônia, muitas noivas pensam que escolher fotógrafo não é uma questão que merece atenção. A maioria decide seguir recomendações de conhecidos ou de outros fornecedores. O erro pode ser extremamente frustrante quando o resultado final é entregue e nenhuma das fotos atende às expectativas iniciais.

Por isso, faça uma pesquisa minuciosa sobre os profissionais disponíveis no mercado. Existem diversos estilos de fotografias utilizadas em casamentos. Os principais são o clássico, com imagens tradicionais de álbuns familiares posados, e fotojornalista, que faz registros espontâneos durante o evento. 

Escolha o que melhor se encaixa com o tema da cerimônia e a personalidade do casal. Saiba explicar bem suas vontades para ficar mais tranquila durante o grande dia. 

Avalie o site oficial e as redes sociais do profissional. Isso é muito importante para conhecer seu método de trabalho e o olhar apurado na captação das imagens. 

Estipule um orçamento máximo para fotografia

O serviço reúne uma grande variedade de preços. Tudo vai depender das capacidades e habilidades do profissional. Pense bem sobre o que você espera do trabalho para decidir o quanto vale a pena investir nas fotos oficiais. Converse com seu noivo para estipular um limite de orçamento exclusivo para essa etapa.

Nem sempre preço alto é garantia de qualidade. O olhar do fotógrafo e a experiência na área também contam como diferenciais importantes. Não perca tempo conversando com equipes que não se encaixam nos valores definidos — afinal, são diversas questões que exigem atenção especial das noivas durante os preparativos.   

Conheça pessoalmente os pré-selecionados

É complicado escolher apenas pela internet alguém que vai interagir diretamente com seus convidados. Esteja atenta aos comentários dos clientes de outros trabalhos. A medida ajuda a confirmar a seriedade do fotógrafo e a conhecer melhor seus métodos de trabalho.

Se você gostou de tudo o que viu virtualmente, agende uma visita ao escritório do profissional para uma reunião. Avalie posteriormente se a data da festa está disponível e converse sobre o local escolhido, a quantidade de pessoas e o que você imagina guardar como recordação nas imagens. 

Caso não seja possível agendar com todas as opções selecionadas, escolha pelo menos dois nomes com potencial. Assim, ficará ainda mais fácil acertar na escolha final.      

Informe-se sobre a equipe envolvida no trabalho 

A maioria dos fotógrafos profissionais trabalham com uma equipe de auxílio em grandes eventos. Em datas concorridas para festas, como sábado, por exemplo, você corre o risco de não ter a mesma pessoa com quem conversou inicialmente fotografando. Mesmo com reuniões e pesquisas detalhadas é importante questionar quem realizará o serviço. 

Como cada empresa funciona de um jeito diferente, tenha todas as informações do que acontecerá durante a festa. Avalie também quem será o possível substituto do fotógrafo oficial em casos de imprevistos. É importante conhecer pessoalmente os assistentes se o serviço for prestado dessa forma. 

Agora que você já sabe como escolher o fotógrafo de casamento ideal, não se preocupe apenas em comparar preços. Esse tipo de lembrança possui muito valor sentimental envolvido, já que se trata de um acontecimento único na vida dos noivos. Lembre-se também de detalhar tudo em contrato. A medida ajuda a evitar problemas inesperados. 

Tem alguma experiência no assunto? Compartilhe conosco seu comentário.

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.