Veja 5 dicas para escolher a decoração da festa de casamento

Veja 5 dicas para escolher a decoração da festa de casamento

Escolher a decoração da festa de casamento é uma tarefa trabalhosa. Caso você não avalie os detalhes cuidadosamente, todo o estilo da comemoração pode ser comprometido no resultado final. Para encantar os convidados e criar um ambiente sofisticado, torna-se necessário ter bom gosto e criatividade.

O grande diferencial está em montar um planejamento minucioso para simplificar as inúmeras etapas dos preparativos. Estabeleça suas prioridades e faça uma série de pesquisas com antecedência. Dessa forma, o cenário destaca todo o conceito escolhido pelos noivos e ainda garante uma experiência única durante o grande dia.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 5 dicas essenciais para organizar o ambiente ideal e deixar tudo como você sempre sonhou. Confira!

1. Defina o estilo da decoração

Antes de iniciar os preparativos para o casamento, é necessário definir um tema principal. A escolha do estilo da festa funciona como o ponto direcionador de outras etapas. Enquanto pesquisa as opções, considere fatores essenciais como o local e o horário da cerimônia.

Para encantar seus convidados e tornar a data ainda mais especial, o estilo da decoração deve ser organizado de acordo com a personalidade e as preferências dos noivos. Entre as principais opções estão o clássico ou tradicional, vintage, rústico moderno, personalizado, clean e romântico.

Caso você esteja em dúvida sobre o que mais combina com o perfil do casal, faça uma breve análise sobre os hobbies, a história do relacionamento e os hábitos do dia a dia.

2. Tenha cuidado com as cores

A paleta de cores faz toda a diferença no resultado final da decoração. Avalie as possibilidades de acordo com o local da festa. O estilo deve combinar perfeitamente com o espaço para ser agradável visualmente. Estude os significados da paleta e suas combinações, já que as tonalidades influenciam também no clima da festa.

As opções escolhidas precisam aparecer em todos os detalhes sem caracterizar exageros. Por exemplo, combine sempre cores fortes com tons neutros. O contraste traz uma série de elementos modernos ao cenário e também pode ser usado no convite e nas lembrancinhas.

3. Estipule um orçamento

Ter um orçamento detalhado dentro dos preparativos ajuda a encontrar o modelo decorativo ideal. Além de ser extremamente útil com todos os afazeres da organização, ainda funciona como uma excelente forma de controlar os excessos no visual da festa.

Escolher a temática dos sonhos costuma ser um dos itens mais caros de todo o casamento. No entanto, a grande variedade disponível no mercado possibilita opções para todos os estilos e bolsos. Ajuste tudo o que pode ser remanejado e comece as pesquisas sobre fornecedores com base nos valores disponíveis inicialmente.

4. Considere a época do ano

A decoração do casamento é diretamente influenciada pelas estações do ano. Por exemplo, durante o verão, os casais costumam priorizar espaços abertos que exigem um estilo mais clean e moderno.

A organização dos ambientes deve respeitar as condições do clima. Por isso, procure por flores da temporada para ter arranjos mais vistosos. Além de garantir um cenário repleto de belezas, ainda proporciona uma grande economia nos gastos.

5. Procure pela mobília ideal

Os móveis possuem uma participação importante dentro do contexto que envolve o estilo da festa. Busque por peças que possam embelezar o ambiente sem deixar de lado o conforto dos convidados. Ainda que o local da cerimônia disponibilize o mobiliário, torna-se extremamente necessário avaliar as combinações.

Por exemplo, em casamentos com temática focada em um clima romântico, as variações de branco, cinza e dourado devem prevalecer em todos os móveis. Invista em opções de boa qualidade para evitar problemas de última hora. Além de harmonizar com o ambiente, o material escolhido precisa ser medido rigorosamente no espaço.

Pronto! Agora você já sabe como escolher a decoração da festa de casamento. Acompanhe cada detalhe de acordo com a personalidade dos noivos, porém, fique atenta para não cometer nenhum tipo de excesso. Evite misturar muitas texturas e estampas para garantir um ambiente sofisticado como a ocasião exige.

Gostou das informações deste artigo? Então, leia também sobre os melhores salões de festa de Belo Horizonte para realizar o seu casamento!

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.