Como escrever os votos para o seu casamento

Como escrever os votos para o seu casamento

Há um momento na cerimônia, antes do esperado “sim” que arranca suspiros, sorrisos e lágrimas dos convidados: a leitura dos votos!

A tradição, muito comum nos Estados Unidos, começou recentemente nos casamentos brasileiros. O motivo? O voto é a oportunidade dos noivos declararem um para outro e — também publicamente — todo o seu amor. 

Mas como traduzir em palavras o que você guarda no coração? Nosso post traz algumas dicas para escrever os seus votos. Confira!

1. Se prepare

Nem todo mundo tem facilidade para escrever. Então, a primeira dica é se preparar para essa tarefa. Estabeleça um prazo para finalizar o seu texto. Assim, você já cria um compromisso e não deixa para escrever de última hora.

Feito isso, separe um caderno ou um aplicativo no celular para anotar algumas ideias que for tendo antes da cerimônia. Vale colocar um acontecimento romântico recente ou antigo, anotar frases de filme, qualquer coisa que te inspire.

Depois, escolha um dia e um local tranquilo para escrever sem preocupação com gramática e tamanho. Por fim, antes do grande dia, revise o texto e leia em voz alta antes para não deixar o nervosismo te dominar durante a leitura.

2. Mostre autenticidade

Quando dá branco na hora de escrever, é comum procurarmos textos que podem falar por nós. Mas isso não funciona para os votos. Aposte na sua criatividade e, claro, na história de vocês. 

Mostre autenticidade e sinceridade. Como? Comece contando como vocês se conheceram e quando você descobriu que essa pessoa era o amor da sua vida. Se preferir, pode fazer uma lista com os motivos que levaram a se apaixonar pela sua cara metade.

Romantismo não é para você? Não há nada de errado em fazer votos com pitadas de humor. O importante é transmitir amor e verdade nas suas palavras. Afinal, os votos têm que combinar com o casal.

Contudo, lembre-se: nada de revelar muito a intimidade de vocês. Como a leitura é feita na frente da família e amigos, é preciso ter cuidado para não constranger o seu par.

3. Se comprometa

O mais importante nos votos são as intenções das palavras. Após contar um pouco a história de vocês, lembre-se de fazer compromissos para o futuro a dois. Nesse ponto, deixe a imaginação fluir.

Não precisa fazer promessas mirabolantes, pois o que importa é mostrar para seu amor que vocês estarão juntos nos momentos bons e ruins da vida.

4. Seja breve

Os votos não precisam ser grandes para serem verdadeiros ou intensos. Além do mais, vocês devem pensar nos convidados. Escrevam frases curtas para não ficar cansativa a leitura na cerimônia. 

5. Capriche

Além das palavras, onde você irá escrever também importa. Escolha um papel bem bonito para registrar os votos e usar na cerimônia. O bom é que depois vocês podem até emoldurar ou mesmo colocar no álbum de casamento para guardar como lembrança.

Como escrever os votos para o seu casamentoOs votos são uma boa forma de eternizar o amor e as promessas do casal. Então, deixe o coração falar e aproveite o grande dia!Quer receber mais dicas como essa? É só seguir o nosso perfil no Instagram!

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.