Damas e pajens: como prepará-los para o grande dia!

Damas e pajens: como prepará-los para o grande dia!

Tem coisa mais fofa em um casamento do que a entrada das daminhas e dos pajens? Não mesmo! As crianças levam ainda mais encanto e amor para o momento do sim. 

Contudo, nem sempre essa entrada é bem sucedida. Afinal, crianças podem chorar, fazer birra para entrar, ficar nervosas, sair correndo. É realmente uma situação imprevisível. Mas se você faz questão de manter a tradição, fique tranquila: há formas de preparar o mini casal para fazer o cortejo.

Faça o convite para a criança

A daminha e o pajem são tão importantes quanto os padrinhos e madrinhas em um casamento. Assim que os pais concordarem, os noivos devem fazer o convite direto para as crianças. Assim, saberão se elas gostam da ideia ou não.

Para chamar a dupla, crie algo divertido e personalizado. Pode ser uma caixinha com doces, um brinquedo que eles gostem, algo que mostre o afeto que vocês sentem por eles.

Explique o papel deles na cerimônia

É muito importante que a criança saiba o motivo que ela está fazendo aquilo e cabe aos noivos explicar o papel dela no casamento. Exiba filmes, fotos e vídeos de outros casamentos para que ela entenda o que é ser dama de honra ou pajem.

Se a duplinha escolhida não se conhecer, faça questão que eles se encontrem um dia e interajam um com o outro antes da cerimônia. Assim, facilita a entrada no dia, pois eles não ficam com vergonha.

Ensaie antes

Se possível, ensaie com as crianças no local da cerimônia. Assim, eles ficarão mais preparados para a surpresa de serem o centro das atenções por alguns minutos no grande dia. Vale também combinar com os pais para estimular e ensaiar as crianças em casa, mesmo que seja um dia antes do casamento, para elas ficarem mais à vontade.

Também é interessante envolver a criança nos preparativos. Por exemplo, levá-la para provar o traje junto com os noivos. Dessa forma, eles ficam mais familiarizados com o que vão vestir e mais empolgados. 

Simplifique 

Duas coisas devem ser consideradas na hora de escolher as crianças: o tipo de traje e o que elas devem levar no cortejo. A dica para que tudo corra bem e seja divertido para a criança é: simplifique.

Escolha roupas e acessórios confortáveis. Lembre-se que, por mais fofo que um vestido possa ser, a prioridade é o bem-estar da criança. Quanto mais livre ela estiver, mais fácil será a caminhada na passadeira.

Prefira objetos leves e simples para as crianças carregarem. As plaquinhas, balões e cestas com pétalas de rosas são boas opções e bem charmosas. Deixe a entrada triunfal para a noiva.

Até a música tocada durante a entrada pode ajudar na desenvoltura da criança. Opte por uma música infantil ou de filmes da Disney para ela reconhecer e sentir que está em um ambiente amigável.

Por fim, não idealize muito esse momento. As crianças podem esquecer de jogar as pétalas de rosa, chorar ou podem ser super carismáticas. Esse é o segredo: elas são verdadeiras e doces. Então, se algo não sair como esperado: relaxe! Faz parte da vida, não é mesmo? E também rendem histórias divertidas sobre a cerimônia! 

Quer mais inspirações para o cortejo de damas e pajens? Então, siga o nosso Instagram!

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.