
Gastos com o casamento, como planejar?
Casar é uma experiência única e especial para qualquer casal. Em contrapartida, para realizar esse sonho, os gastos são inevitáveis. E qual o segredo para realizar um casamento perfeito sem deixar a sua conta no vermelho? Planejamento!
Então, separamos algumas dicas para você se preparar e investir o valor que é justo para fazer a cerimônia do seu jeito. Confira!
Defina um orçamento
É importante estabelecer um valor a ser gasto para o casamento. Nesse momento, o casal também precisa deixar claro as suas prioridades, ou seja, do que não vão abrir mão no dia da cerimônia.
Para definir um orçamento viável, deve-se considerar três variáveis:
- quantidade de convidados: quanto mais pessoas, mais caro o casamento, pois isso influencia na escolha do espaço, quantidade de mobiliário, buffet etc.
- estilo do casamento: o tipo de casamento também é importante saber, pois a decoração é baseada nessa ideia. Se for um destination wedding, por exemplo, pode sair mais caro porque precisa pensar no deslocamento.
- tempo: quanto antes você começar a organizar a festa, mais prazo terá para pagar os fornecedores.
Divida as contas
Agora que vocês já sabem o quanto podem e querem gastar, é fundamental dividir as contas proporcionalmente. Ou seja, quem ganha mais, pode guardar mais dinheiro para pagar as despesas da festa.
Uma boa maneira de chegar a um valor justo é somar o salário de cada um e ver o quanto se gasta em contas fixas. Depois, basta estabelecer uma porcentagem do valor restante para ser investido no casamento.
Mantenha o foco
Lidar com dinheiro pode ser um desafio para os casais, ainda mais porque pode ter um que goste de gastar mais. Para evitar esse tipo de problema, lembre-se de manter o foco. Criar uma planilha financeira e específica para o casamento pode ser uma boa ideia para ajudar a concretizar esse sonho e ver para onde cada centavo está indo.
Pesquise os fornecedores
Agora que vocês já sabem o quanto podem gastar, o que querem para o grande dia, já se preparam para pagar as despesas e tem controle do dinheiro que entra e sai da conta, é hora de pesquisar os fornecedores.
Faça uma lista de cada item do casamento que precisa de um trabalho terceirizado, por exemplo, trajes, fotografia, buffet, espaço e assim por diante. Depois, pesquise de três a cinco fornecedores para cada categoria. Os valores e qualidade devem ser parecidos, assim, facilitará o seu filtro.
Após separar esses profissionais, entre em contato com cada um para fazer o orçamento e, até mesmo, experimentar o serviço. Depois, escolha o que melhor se encaixe na sua necessidade e bolso.
Ao fazer essa lista, você também consegue perceber em quais itens pode economizar. Por exemplo, as lembrancinhas: você precisa contratar uma empresa ou pode fazer por conta própria? Às vezes, vale a pena mudar os planos para conseguir colocar em prática algo que é mais importante, como o vestido de noiva, por exemplo.
Agora que você já sabe o básico para organizar os gastos com o casamento, que tal montar um cronograma para ficar ainda mais fácil fazer a cerimônia? Vem saber mais sobre essa dica aqui.