Como escolher a aliança perfeita? Em qual dedo usar?

Como escolher a aliança perfeita? Em qual dedo usar?

A aliança é um dos símbolos mais fortes do casamento. Ela representa a união e o compromisso do casal de cuidar, respeitar e amar um ao outro, todos os dias. 

Por ser tão importante, a escolha dessa joia requer muita atenção e cuidado, o que gera muitas dúvidas entre os casais: Como descobrir o tamanho ideal? O material faz diferença? Em qual dedo usar?

Vamos responder todas as perguntas neste post. Confira!

Como usar a aliança?

Tradicionalmente, a aliança deve ser usada no dedo anelar. Uma das teorias por trás dessa escolha vem dos romanos, que afirma que este dedo está conectado através de uma veia ao coração, chamada “veia do amor”. E, como a aliança representa o amor eterno, nada mais especial do que usá-la nesse dedo.

Já em relação a mão na qual usar o anel, a tradição varia de acordo com a cultura e o país. No Brasil, a norma é usar na mão esquerda. Embora seja o mais comum, muitos casais tem criado o seu próprio estilo de usar a joia. Alguns, colocam em mãos opostas, assim, quando eles andam de mãos dadas, as alianças se entrelaçam. Outros, escolhem usar a aliança em um cordão, para mantê-la ainda mais perto do coração.

Qual o melhor material para as alianças?

Geralmente, as alianças são feitas de ouro e suas variações de tonalidade (como ouro branco, por exemplo). Há ainda a opção de mesclar com prata ou até mesmo diamantes. Via de regra, precisa ser um material resistente, visto que é um acessório que será usado todos os dias, então, vale a pena investir para evitar distorções no tamanho, perda de cor, entre outros elementos que podem afetar a durabilidade da peça.

Mas, nesse quesito, há dois itens muito importantes que devem ser considerados. O primeiro, é o orçamento. Embora seja um acessório imprescindível na cerimônia, o seu valor sentimental vale mais do que o seu valor material. Então, às vezes, a peça mais simples irá agradar mais do que uma cravejada de diamantes. Não comprometa o orçamento do casamento!

Segundo, a aliança precisa combinar com o estilo dos noivos. Não adianta escolher uma aliança delicada demais, se o casal gosta de algo mais marcante e vice-versa. Também é possível que elas sejam diferentes entre si, com algum detalhe mais personalizado, mas sigam o mesmo design.

Mas não se preocupe: do clássico ao alternativo, sempre haverá o modelo perfeito para o casal eternizar o seu amor!

Como escolher a aliança mais confortável?

É estranho falar de conforto quando pensamos em alianças, mas faz todo o sentido. Afinal, você usará ela pela resto da vida. Por isso, vale a pena experimentar os modelos nas lojas. Evite ir fazer a prova logo de manhã ou depois de praticar exercícios, pois os dedos podem estar mais inchados.

Outra dica é perguntar na loja os formatos das alianças. Se ela for anatômica, o interior do aro é arredondado. Semi-anatômica, o interior do aro é levemente arredondado. Por fim, a aliança tradicional tem o interior do aro reto. Quanto mais arredondador for o interior das alianças, mais elas se ajustam ao dedo e mais confortáveis ficam.

Por fim, faça ainda uma pesquisa dos modelos que mais gostam. Assim, quando forem visitar as lojas, você já terão mais clareza e ficará mais simples achar a aliança perfeita.

O que faz a aliança ser única?

Tudo o que falamos até aqui é muito racional. No entanto, a aliança é algo para simbolizar o sentimento. O que faz a aliança ser única é a sua personalização. Por isso, os noivos gostam de gravar algo na peça, como o nome, uma frase, a data da cerimônia ou qualquer elemento que represente a história de amor dos dois.

Seja qual opção vocês definirem, uma coisa será certa: ela será a joia mais rara para vocês!Quer saber mais dicas sobre o planejamento de casamento? Então, você vai gostar de ler sobre como funciona uma assessoria !

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.