Do lustre aos arranjos da mesa: todo detalhe conta na decoração

Do lustre aos arranjos da mesa: todo detalhe conta na decoração

Você sabia que a decoração é o elemento mais importante na organização de um casamento? É ela que traz harmonia para a festa, transmite a história e personalidade do casal e ainda dita todo o processo de decisão dos noivos, desde o vestido até as lembrancinhas.

São tantos detalhes que envolvem a decoração, que decidimos separar as principais categorias desse processo essencial para transformar o seu casamento dos sonhos em realidade. Veja!

Iluminação

Lustres, varal de luzinhas, velas. Não importa o estilo, esse item deve ser pensado com carinho, não apenas para deixar as fotos bonitas, mas também pelo conforto dos convidados. 

Por isso, evite luzes frias e coloridas (permitidas apenas na pista de dança) para não “cansar” a visão das pessoas e opte por luzes amareladas ou âmbar, que passam a sensação de aconchego, sendo também mais elegantes.

Cores

Algo tão simples, mas intensamente poderoso, as cores são responsáveis por transmitir a emoção durante a cerimônia. Esse aspecto é tão importante que influencia desde a definição do convite até qual flor colocar na lapela do traje do noivo.

O ideal é não focar em apenas uma tonalidade, mas sim em uma paleta de cores que combinam entre si para trazer equilíbrio, alegria e charme na decoração. Uma boa dica é pesquisar no Pinterest algumas referências de cores e, claro, escolher as que mais se adequam a personalidade do casal.

Flores

Romantismo e delicadeza. Um casamento precisa desses sentimentos presentes e nada melhor do que as flores para representa-los. Arranjos florais e também de plantas são muito versáteis e conseguem trazer toda a personalidade do casal na cerimônia.

É interessante pensar que cada espécie de flor combinará com o estilo do seu casamento. Por exemplo, se você deseja algo mais clássico, rosas brancas são mais adequadas. No entanto, sempre considere a estação do ano para tomar uma decisão, já que comprar flores fora de época, por exemplo, pode encarecer a decoração.

Mesa dos convidados

A mesa dos convidados deve ser escolhida com atenção, pois é ali que as pessoas mais especiais para o casal serão acomodados para comer, descansar e conversar entre si. Os arranjos, por exemplo, devem ser pensados para não atrapalhar a interação entre as pessoas e as cadeiras precisam ser confortáveis.

Outros recursos simples podem transformar a mesa em um ponto alto da recepção é definir louça, sousplats e guardanapos adequados com o estilo do casamento. Tudo deve ser feito para encantar os convidados.

Tema

Cada casal tem gostos e hobbies diferentes. Por que não mostrar isso no dia em que vocês vão começar uma nova etapa da vida juntos? Um ponto que pode ajudar na decoração é escolher um “tema” para a cerimônia, de preferência, um que conte a história de vocês.

Um exemplo para se inspirar é o casamento da blogueira Isabela Medrazzi. Ela é astróloga e toda a cerimônia e festa foram pensadas e decoradas com esse tema, desde os robes das madrinhas até a cartela de drinks.

Caso não queira um tema específico, pense em um estilo: clássico, rústico, romântico, minimalista, boho, vintage ou descolado. Isso facilitará a vida dos fornecedores e também fará com que suas decisões sejam mais simples e assertivas.

Diversão

Para finalizar, a decoração é essencial para entreter os convidados. Com poucos elementos, você pode criar espaços divertidos, como uma cabine para as pessoas tirarem fotos engraçadas e guardarem de lembrança do seu grande dia.

Viu como esse elemento é uma peça-chave para um casamento dos sonhos? Colocar todas as ideias em prática e acompanhar cada detalhe da decoração é um desafio, mas sabia que já tem um serviço para te ajudar nesse processo? É a assessoria de eventos e gente explica direitinho como funciona neste post. Vem ler!

Avatar

Teresa Lamas

Somos especialistas no planejamento e na organização de eventos pessoais e empresariais.